Com se pesar corretamente?
Um corpo definido é o sonho de muitas pessoas, mas consegui-lo, as vezes, não é nada fácil e rápido. Mesmo quando se começa-se uma reeducação alimentar ou uma rotina de exercícios físicos, a gordura acumulada, normalmente, é a última a sumir.
A explicação é simples, embora a solução seja demorada e requeira paciência. A região abdominal, por exemplo, além da gordura externa, que fica entre a pele e o músculo, possui a gordura visceral, que é a que se acumula no fígado,
pâncreas e intestino. Esta sai com mais dificuldade porque é uma gordura forte, enraizada, que não está associada à musculatura.
A partir de que idade a cirurgia estética é possível?
Se você se pesar à noite, você deve esperar flutuações maiores. A ingestão diária de alimentos e bebidas varia e isso se reflete nas escalas.
Entretanto, não se deve pular na balança diretamente depois de se levantar com o estômago vazio. É melhor beber um copo de água pela manhã antes de se pesar. Seu corpo desidrata facilmente durante a noite, e é por isso que o equilíbrio do fluido precisa ser reabastecido urgentemente pela manhã. Mas para que a quantidade de água não apareça logo na balança, faça mais uma viagem até o banheiro – então você está pronto para ir. A água também impulsiona o metabolismo. Isto não só ajuda a perder peso, mas também o deixa alerta e fresco para o início do dia
Usar sempre a mesma escala.
Você pesa mais ou menos dois quilos na balança do médico, de sua namorada ou do ginásio? Não há necessidade de se preocupar. A razão para isto é a diferente calibração, ou seja, a tolerância para imprecisões de medição. Portanto, os resultados só são comparáveis se você usar sempre a mesma escala.
Você se pesa todos os dias?
O número na escala pode flutuar consideravelmente de dia para dia. Isto não tem que ser necessariamente devido ao gelado que você mesmo tratou no dia anterior. Mesmo a quantidade de líquido que você consumiu tem um efeito sobre seu peso.
O aumento do consumo de fibras dietéticas também pode enganar alguns quilos a mais. Isto porque a fibra liga a água e muito rapidamente você fica mais pesado em um dia. É melhor, portanto, ter um ritmo regular e escolher um dia fixo por semana para se pesar.
Não confie apenas no número da escala.
Fato: O músculo é mais pesado que a gordura. Isto significa que se você trocar suas reservas de gordura por músculo, você inevitavelmente ganhará um pouco de peso ao invés de perdê-lo. Naturalmente, isto também será refletido nas escalas. Portanto, não entre em pânico se a balança vacilar ou mesmo mostrar mais do que você esperava, tendo em vista o aumento do treinamento esportivo.
Antes e depois das fotos, a medição com uma fita métrica ou uma verificação de vestuário são, portanto, melhores maneiras de avaliar e monitorar a perda de peso ou o ganho muscular. Para verificar não apenas seu peso, mas também seu percentual de gordura, você também deve medir seu percentual de gordura corporal.
A maneira mais fácil de fazer isso em casa é com uma escala especial de gordura corporal, que determina a composição corporal com base na diferente condutividade da gordura e do músculo.
Cuidado com a mulher ao pesar durante seu período menstrual.
Seu próprio corpo pode pregar partidas em você quando se trata de peso. Durante seu período, ocorrem várias reações que podem levar à retenção de água. Isto o torna automaticamente mais pesado. Como mulher, é melhor esperar até que seu período termine antes de ir para a balança. Dessa forma, você evita frustrações desnecessárias.
Então, o que eu tenho que ter cuidado se eu quiser me pesar corretamente?
Em resumo, você deve sempre pesar-se na mesma balança, longe o suficiente da parede, em uma superfície firme e nivelada (sem carpete) em um determinado dia da semana. É melhor pesar-se sempre ao mesmo tempo, de preferência pela manhã, depois de ter ido ao banheiro.
E o mais importante, não deixe a balança arruinar seu dia ou ditar sua vida!!! Afinal de contas, é apenas um dispositivo que exibe números.